sexta-feira, 26 de junho de 2009

PARTIDO VIVO: PC do B, rumo ao 12º Congresso


Momento de empenho e entusiasmo militante pelo fortalecimento do PCdoB

O 12º Congresso do Partido Comunista do Brasil já começou. Entre junho e novembro, os mais de 200 mil membros do partido irão debater e deliberar sobre uma pauta onde se destaca o Projeto de Programa Socialista para o Brasil. Ele não se limita a atualizar e desenvolver o Programa adotado em 1995. É um novo programa.

O Projeto tira lições da grande crise capitalista mundial, prova viva de que o socialismo é preciso, e também das experiências socialistas do passado e do presente. O documento apresenta a transição do capitalismo ao socialismo como necessária para um terceiro avanço civilizacional brasileiro, depois da Independência, da Abolição, da República e do movimento de 1930. Indica as contradições fundamentais do Brasil atual e as propostas para superá-las. Oferece um norte para a luta do PCdoB, da classe trabalhadora e do povo.

Mas o documento em debate avança mais. Aponta também o caminho brasileiro para o socialismo: um Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento. Esta plataforma de luta, concreta e imediata, visa a fortalecer o Brasil como nação soberana, democrática, próspera e socialmente avançada. É a contribuição do PCdoB, não só para uma nova vitória do povo nas eleições de 2010, mas para o conjunto dos embates de classe da atualidade, tanto no plano institucional como nos movimentos de massas e na luta de ideias.

O Congresso, órgão máximo do PCdoB, é um acontecimento democrático destacado na vida política brasileira. Nos próximos meses, os comunistas debaterão o Projeto de Programa, a crise capitalista, a situação mundial e nacional, bem como o impulso para a construção de um partido comunista forte e renovado. Desde as organizações de base, será revolvida a vida partidária e eleitos democraticamente seus órgãos dirigentes em 27 Estados e 2300 municípios. Levarão o debate também para a sociedade, dialogando com os trabalhadores, os movimentos sociais, a intelectualidade progressista e as demais forças políticas avançadas. O debate culminará nos dias 5 a 8 de novembro, em São Paulo. Ali os delegados votarão os temas discutidos, criticados, desenvolvidos, enriquecidos e aperfeiçoados por milhares de homens e mulheres, desde a mais longínqua aldeia indígena amazônica até a mais avançada plataforma petrolífera oceânica.

O Comitê Central chama todos os quadros, militantes e filiados, as organizações de base e de direção do PCdoB a darem o melhor de si, a partir de agora, pela mobilização do 12º Congresso, preparando amplamente seus quadros para liderar esse debate em todo o país. Abre as portas do Partido para os brasileiros que desejem assinar sua filiação e participar plenamente desta construção. Expressa a convicção de que o Congresso será um marco no fortalecimento do PCdoB; e de que o Programa Socialista, com seu Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento, ajudará a iluminar os passos de nosso povo em sua jornada libertária.


O Comitê Central do PCdoB, junho de 2009

Documentos do 12º Congresso

>> Programa Socialista para o Brasil: O fortalecimento da Nação é o caminho, o socialismo é o rumo!
(
baixar em PDF)

>> Projeto de Resolução Política - Internacional: União dos Povos na Luta Antiimperialista
(
baixar em PDF)

>> Projeto de Resolução Política - Crise do Capitalismo: A extensa, profunda e grave crise do sistema capitalista
(
baixar em PDF)

>> Projeto de Resolução Política - Nacional: Garantir a continuidade do ciclo progressista, aberto em 2002 no Brasil, promovendo o aprofundamento das mudanças
(
baixar em PDF)

>> Política de quadros comunistas para a contemporaneidade
Partido revolucionário para um período singular de lutas

(
baixar em PDF)

>> Propostas de alterações no estatuto do Partido Comunista do Brasil
(
baixar em PDF)

>> Resolução da Comissão Política Nacional sobre a Carteira Nacional Militante - Um gesto, um movimento
(
baixar em PDF)

>> Normas Congressuais para o 12º Congresso do PCdoB
(
baixar em PDF)

>> Ficha de participação

Para baixar todos os documentos consolidados (em Word), clique aqui

Resoluções

>>
Resolução do CC sobre o 12º Congresso do PCdoB

Artigos

>>Governar pelos quadros: o desafio da construção partidária (Walter Sorrentino)



Calendário

>> Agenda geral de atividades do PCdoB em 2009

O que já foi publicado

>> Notícias envolvendo o 12º Congresso

Memória

>> Veja como foi o 11º Congresso e o 10º Congresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitiremos comentários agressivos que desrrespeitem a vida pessoal das pessoas.