quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Colunista do Estadão diz que governador do Acre está numa faixa de “quase certeza de reeleição”


Sebastião Viana pode de fato comemorar. Apesar de todas as denúncias de corrupção em seu governo, com a prisão do chamado G-7, o grupo de 15 secretários de Estado e empreiteiros presos, no dia 10 de maio deste ano pela Polícia Federal, acusados de formação de cartel, fraude em licitação e desvio de dinheiro público, o governador petista tem uma aprovação, segundo pesquisa CNT/Ibope, que pode resultar em sua reeleição. “É uma faixa de quase certeza”. A avaliação é do colunista José Roberto de Toledo, do Estadão, um dos jornais mais conceituados do país.
Depois de analisar a pesquisa que aponta Sebastião como o terceiro mais bem avaliado do Brasil, Toledo diz que “dos 15 governadores aptos à reeleição, só três podem confiar que estão no rumo certo para voltar ao palácio depois de passarem pelas urnas”. Entre eles está o atual governador do Acre.
“A pesquisa CNI/Ibope divulgada na sexta-feira forneceu o melhor mapa da sucessão estadual até agora. Pela primeira vez em três anos, todos os governadores foram avaliados simultaneamente. A sondagem não perguntou em quem o eleitor pretende votar, mas revelou o que os governados acham de seus governantes – e essa opinião é menos volátil que a intenção de voto”. De fato o colunista tem razão. Diferentemente da intenção de voto, a opinião sobre um governo muda pouco, principalmente a pouco menos de um ano das eleições.
Ainda segundo, o colunista de O Estado de São Paulo “hoje, só três governadores, dos 27, estão nessa faixa de quase certeza. Omar Aziz (PSD-Amazonas) tem 67 pontos de saldo de avaliação, mas não pode se candidatar, mesmo estando há apenas quatro anos no cargo: era vice de Eduardo Braga, e teve que assumir o governo em 2010. Concorreu e se elegeu para o segundo mandato. Divide-se, agora, entre apoiar seu vice ou seu antecessor. Tião Viana tem o 2º maior saldo, 48 pontos, e deve concorrer à reeleição. Tenta uma façanha: o quinto mandato seguido do PT no governo do Acre. Eduardo Campos (Pernambuco) está em 3º lugar no ranking, com 45 pontos. É o candidato do PSB, mas a presidente”, comenta.
Segundo verificou o Ibope, o governo Sebastião Viana aparece com 70% de aprovação, ao lado dos governadores do Amazonas, Omar Aziz (PSD) com 84%, e de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB) com 75%.
No quesito confiança, pelo menos é o que diz a pesquisa, Sebastião Viana sobe para o segundo lugar. Se tornando para 66% dos entrevistados o mais confiável do Brasil
Luciano Tavares – da redação de ac24horas lucianotavares.acre@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitiremos comentários agressivos que desrrespeitem a vida pessoal das pessoas.