sexta-feira, 15 de julho de 2011

Perpétua pede a ministro mais creches para o Acre

Ministro Hadad com a Bancada Feminina: avanços na Educação

Em resposta à deputada, Fernando Haddad (Educação) determina que sua equipe técnica oriente as 22 prefeituras do estado sobre como acessar verbas do Fundeb. Educaçao infantil é prioridade assumida pela presidente Dilma Roussef, que anunciou 6 mil estabelecimentos para atender crianças de 3 a 5 anos.

Os avanços na promoção de direitos das mulheres, tema de um concorrido encontro da Bancada Feminina com o ministro Fernando Hadad (Educação), na última quinta-feira, trouxe uma boa notícia para o Acre: atendendo a um pedido da deputada Perpétua Almeida (PCdoB), o ministro determinou que a sua equipe técnica oriente as 22 prefeituras do estado sobre como ter acesso aos recursos do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica destinados à construção de creches nestas cidades.

A deputada lembrou o compromisso, junto à Bancada Feminina, da então candidata à Presidência da República, Dilma Roussef, para corrigir um dos principais déficits da educação no país nos últimos anos: a formação de crianças.

O orçamento do FUNDEB de 2011 é 21% maior em relação a 2010, informou a deputada, para quem boa parte desses recursos, sem qualquer prejuízo a outros programas, pode ser revestida na ampliação do ensino infantil, um direito público que cabe a cada município implementar. O governo prevê beneficiar crianças de 3 a 5 anos. Para a deputada, "criança na escola ainda cedo também garante às suas mães grandes oportunidades de ajudar ainda mais nas despesas de casa" .

Segundo o estudo Custo Aluno Qualidade (CAQI), da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, as prefeituras espalhadas pelo Brasil teriam que ter iniciado, ainda em 2008, a construção de 9 mil creches por ano para atingir 36 mil novos estabelecimentos de Educação Infantil até o ano programado (2011).

O acesso a essa etapa de ensino é considerado pelos educadores um fator determinante para o sucesso escolar do aluno. "É fundamental para o processo de alfabetização e também para ampliar as chances de conclusão do ensino médio. Temos dados do Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais] que mostram que a criança que entrou mais cedo na escola, aos a anos de idade, tem 38% mais chances de concluir o ensino médio do que aquelas que entraram mais tarde, aos 6 anos", ensinou a deputada, que também é educadora.

Colégio de Aplicação

Noutro assunto abordado com o ministro, Perpétua Almeida levantou a sua preocupação com as dificuldades enfrentadas pelo Colégio de Aplicação. Hadad reafirmou a importância da instituição e anunciou que nos próximos dias editará uma portaria autorizando reformas e estruturação do colégio, com aumento no número de professores para atender a meta de um docente para cada grupo de 20 alunos. "Naturalmente, a tendência é investir mais para melhorar a qualidade do ensino", afirmou o ministro. 

Por meio do seu gabinete em Brasília, a deputada se pôs à disposição dos prefeitos acreanos para que suas assessorias sejam treinadas para se adequarem ao Programa Mais Educação. Esta iniciativa do governo federal garante o aluno na sala de aula durante o contra turno, mediante a aquisição de material didático e esportivo e ate bicicleta em municípios com até 20 mil habitantes. O incentivo ao uso das bicicletas ajuda na Saúde física de alunos e professores, segundo o objetivo principal do programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitiremos comentários agressivos que desrrespeitem a vida pessoal das pessoas.