terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Cuba formou mais de 130 mil médicos desde 1961

Cuba celebra nesta terça-feira (3) o Dia da Medicina Latino-americana e o 180º aniversário do nascimento de Carlos J. Finlay, o descobridor do transmissor da febre amarela, com números que indicam a formação de mais de 130 mil médicos desde 1961, segundo dados oficiais.

O doutor Carlos Juan Finlay, descobridor do agente transmissor da febre amarela, é considerado Benfeitor da Humanidade e o maior cientista cubano de todos os tempos. Em 1933, ao cumprir o centenário de seu nascimento foi instituído em sua honra no Dia da Medicina Latino-americana.

Atualmente, segundo dados preliminares do Ministério de Saúde Pública, mais de 95 mil estudantes de Ciências Médicas estudam em aulas cubanas com um alto nível e rigor científico nos níveis de ensino superior, com 13 carreiras, e no técnico com 24.

Só nos seis anos que demanda a carreira de Medicina, a matrícula se eleva a mais de 47 mil estudantes, dos quais uns 37 mil são cubanos e 10.510 procedem de 128 países.

Cuba tem também uma cifra recorde de mais de 29 mil alunos em cursos de pós-graduação, em todas as especialidades médicas, desde Medicina Geral Integral até Neurocirugia e Cirurgia Cardiovascular.

A vice-ministra cubana de Saúde Pública para a Docencia, Marieta Cutiño, explicou recentemente à Prensa Latina que o componente científico está presente toda a carreira de Medicina, cujo plano de estudos encaminha a todos os graduados para a formação integral, ao ter também à investigação como parte de seu currículo.

Em Cuba, assinalou a servidora pública, a formação dos recursos humanos em Medicina cumpre todos os requisitos das melhores universidades internacionais, com uma forte formação quanto à investigação científica e também a sensibilidade humana.

Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitiremos comentários agressivos que desrrespeitem a vida pessoal das pessoas.