segunda-feira, 27 de junho de 2011

Tribunal de Haia emite mandado de prisão para o líbio Muammar Kadhafi

Fotos de março deste ano mostram Saif al-Islam (esquerda) e o pai, Muammar Kadhafi (Foto: Reuters)
As acusações são de crimes contra a humanidade.
Além de Kadhafi e do filho, tribunal pediu prisão do chefe de espionagem.

O Tribunal Penal Internacional (TPI) emitiu, nesta segunda-feira (27), mandados de prisão para o ditador líbio, Muammar Kadhafi, seu filho Saif al-Islam e o chefe de espionagem do país, Abdullah al-Senussi, sob acusações de crimes contra a humanidade.

O procurador do TPI Luis Moreno-Ocampo disse em maio que pediu ao tribunal a emissão de mandados de prisão pelo assassinato 'pré-determinado' de manifestantes na Líbia depois que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas encaminhou o caso ao tribunal.
Fotos de março deste ano mostram Saif al-Islam (esquerda) e o pai, Muammar Kadhafi (Foto: Reuters)

Kadhafi tem "controle absoluto, supremo e inquestionável" sobre o aparelho estatal da Líbia e suas forças de segurança, disse a juiza Sanji Mmasenono Monageng na leitura de sentença. Ela acrescentou que ambos, Kadhafi e Saif al-Islam, "conceberam e orquestraram um plano para impedir e reprimir por todos os meios as manifestações civis" contra o regime e que al-Senussi usou sua posição de comando para realizar ataques.

O governo de Kadhafi nega ter civis como alvo e acusa jatos da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que comanda a ação internacional no país, de encenar ataques aéreos em nome de rebeldes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitiremos comentários agressivos que desrrespeitem a vida pessoal das pessoas.