O Militante
O PC do B em Tarauacá está em pleno processo de mobilização partidária. Estamos em um processo intenso de reuniões de bases. A Primeira reunião aconteceu nestesábado no barro do Corcovado. hoje será no ipepaconha e vai continuar nos demais bairros e comunidades rurais onde o partido tem filiados.
No momento que se avizinha as convenções partidárias deJunho próximo com vista ao embate eleitoral e igualmente ao esforço de mobilizar o partido para enfrentar a batalha decisiva de luta pelo sucesso do projeto político-eleitoral de 2010.
A luta eleitoral desde ano tem importância política no cenário local, definem oficialmente o posicionamento do PC do B ao nosso pré- candidatos. Governador, duas vagas ao Senado, bem como nossas pré-candidaturas proporcionais de Deputado federal e estadual. No plano nacional, nosso apoio é pela pré-candidatura de Dilma Rousseff à presidência da República.
Raízes inicia hoje uma serie de entrevistas com militantes do partido em Tarauacá. Começamos entrevistantado dois importantes quadros e militantes que simbolizam aexperiência e firmeza ideológica. Aliada a renovação de da esperança e sonhos de um Tarauacá mais justo. São os camaradas José Sidenir e Gilson Amorim.
Sidenir tem 55 anos de idade Foi eleito presidente do sindicato dos trabalhadores rurais por cinco vezes. É filiado ao partido ha 22 anos, é um dos mais aguerridos e maisexperientes quadros e militante do PC do B em Tarauacá.
Raízes- quando e porque você filiou-se o partido?
Sidenir- minha filiação aconteceu um pouco diferente das demais. Em 1987 eu morava no Bairro da praia, o Barro estava alagado e eu minha família desabrigados, quando apareceu um grupo de jovens me pedindo uma ajuda. Não entendi nada. Eu estava desabrigado esperando socorro, esperava que aquelas pessoas viessem me ajudar, mas vieram foi pedir ajuda a mim. Depois esclareceram que era para se filiar no partido. Eu havia me filiados ao PT poucos meses em uma reunião em Cruzeiro do Sul com a participação do Chico Mendes. Eu não sabia nada sobre o as proposta do PC do B, no entanto rapidamente fui me identificando com asideais que aqueles jovens falavam e decidiu ajuda-los me filiando ao partido.
Raízes- E apartir dai….Sideinir- eu pasei ter alguns contado com o partido, mas como a situação de sobrteviencia não estava facil na cidade decidi voltar para a zona rural. Um dia eu estava ao meio diaencoivarando um roçado quando apareceu o Batista. Deixei as coivaras queimando e fomos conversar no asseiro do roçado. Foi quando veio a proposta para me encabeçar uma chapa apara disputar a presidência do sindicato. Pensei na responsabilidade… eu só sabia desenhar meu nome, não tinha formação para o tamanho do desafio. Após muitos argumentos aceitei o convite e começamos a campanha e ganhamos eleição com mais de 80% dos votos. A Partir de então iniciei minha militância mais ativa no movimento social e no partido, depois fui eleito presidente do sindicato por mais quatros vezes. De lá pra car não me desliguei um só damilitância popular.
Sidenir-O PC do B é meu guia e os camaradas meus passeirosde caminhada. Acredito a justeza das ideias do partido.Tenho esperança que com nossa pessistencia vamos construir um projeto novo para Tarauacá, com democracia e justiça social, um projeto que respeite as diferençasideológicas, mas que seja para todos.
Gilson Amorim tem 20 anos. É militantes da União da Juventude socialista, filiado ao partido há 2 anos. É uma das mais promissoras lideranças da juventude de Tarauacá.
Raízes – Você entrou no partido em que momento ?
Gilson-Desde criança que eu via e admirava O PC do B, depois que tornei adulto e decidi me filiar ao partido que luta pela juventude, que tem compromisso com uma sociedade melhor. Não é um partido corrupto como a maioria existente no nosso município e nosso país.>Raízes- O que você esperava alcançar através de suamilitância no PC do B?Espero que possamos governar nosso município e mudar essasituação vergonhosa. PC do B é um partido diferente, mesmo sem ter o poder ele sempre está na luta do povo, em buscada posse da terra e de conquista de direitos. Tem um proposta de politicas publicas para juventude. Essa semana, com toda dificuldade, levamos mais de 60 jovens para fazer concurso publico em Cruzeiro do sul, porque aqui na prefeitura nós não temos oportunidades. Queremos governar nossa cidade. Tarauacá atualmente encontra-se abandonadopela irresponsabilidade dessa administação que está ai.
Nos precisamos reagir a isso conversando com a juventude e o povo, apresentado nossas proposta e nossa luta. Como dizia Guevara, um dos mais importantes inspiradores da juventude socialista, dizia: “ se presente é de luta o futuro nos pertence”.
Gilson fala em nome da juventude no I encontro dos movimentos sociais
blog raízes e tronqueiras
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não permitiremos comentários agressivos que desrrespeitem a vida pessoal das pessoas.