A vereadora Ariane Cadaxo (PC do B) retornou ontem de Brasília, onde se reuniu com o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia (MME), Márcio Zimermann. Durante o encontro, a parlamentar expôs os benefícios do projeto de sua autoria que propõe a troca de lixo reciclável por desconto na conta de energia elétrica em Rio Branco.
Ariane, que estava acompanhada da deputada federal Perpétua Almeida (PC do B) e da secretária municipal de Meio Ambiente, Sílvia Brilhante, conseguiu de Márcio Zimermann a autorização para que a Eletrobrás reavalie o aporte financeiro de R$ 800 mil, necessários à implantação do projeto.
Zimermann se disse surpreso com a negativa da Eletroacre (Eletrobrás - Distribuição Acre), que segundo ele, perde uma ótima oportunidade de promover um marketing positivo em um momento de descrédito perante a população, sendo a campeã em reclamações no Procon em 2001 e a segunda mais reclamada no Estado em 2011.
“O projeto é coerente com as boas práticas adotadas pelo Estado na questão da sustentabilidade. E se torna ainda mais promissor quando chama a sociedade a participar de uma melhoria ambiental associada à eficiência energética. Que a Eletroacre analise com carinho a viabilidade do projeto o mais rápido possível, considerando as experiências exitosas, inclusive premiadas em nível internacional e já executadas em outros Estados”, declarou.
Na oportunidade, a secretária Sílvia Brilhante defendeu o projeto da vereadora e reafirmou que a Prefeitura de Rio Branco mantém o compromisso de custear a logística necessária à sua execução, o que inclui a montagem dos pontos de coleta e a coleta regular e seletiva do lixo.
Perpétua Almeida, que apadrinhou a proposta junto ao MME, disse ao secretário Zimermann que o Acre já possui ambiente favorável para a instalação do projeto, tendo em vista que o alfandegamento das ZPE´s facilitará a compensação financeira aos cidadãos por meio da instalação de empresas recicladoras que já estão no Estado e outras que pretendem se instalar.
Em favor do projeto também consta o fato de a cidade de Rio Branco ter sido escolhida pela Caixa Econômica Federal como a única do Norte em realizar boas práticas ambientas no quesito coleta seletiva de lixo. Confiante, Ariane Cadaxo destaca o empenho da deputada Perpetua Almeida e a participação da secretária Municipal de Meio Ambiente, Silvia Brilhante. “Tivemos a oportunidade de dizer ao secretário que é inadmissível nós termos empresas se instalando na capital na área de reciclagem e ainda estarmos importando material reciclável de outros estados”, comenta.
Durante a reunião com a parlamentar, Zimermann entrou em contato com o novo diretor da Eletroacre, Marcus Aurélio Madureira, e pediu que a empresa abraçasse o projeto. Também ficou agendada uma visita do mesmo para os próximos dias ao Acre
Por Val Sales
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Não permitiremos comentários agressivos que desrrespeitem a vida pessoal das pessoas.